segunda-feira, 7 de abril de 2008

1 CORÍNTIOS 8 - O que podemos consumir?

Escrito por: Rapha Simão

(Leia na Bíblia antes de continuar o estudo!)

O capítulo 8 fala sobre uma questão que é dúvida para muitos Cristãos. O que podemos consumir, que não seja pecado? No texto bíblico o tema principal é referente a alimentação, mas fazendo um paralelo é possível ver qual a visão de Deus sobre isso.

Naquela época havia uma polêmica em relação a comer alimentos sacrificados a ídolos. Paulo então explicou que, quem é de Jesus e possui o conhecimento de que há apenas um Deus, não se contamina com essas coisas, pois o alimento não possui esse poder. No entanto, ele disse que isso era um grande problema para os fracos na fé, que não conseguem discernir o certo do errado e acabam se contaminando.

Fazendo um paralelo com os dias de hoje, podemos enxergar o alimento como qualquer outra coisa que consumimos que possa gerar uma polêmica por não vir de Deus. Por exemplo, na semana passada um amigo cristão comprou ingressos para ir ao show do Ozzy Osbourne. Pra quem não conhece, ele é um roqueiro bem do mal, hehe. Letras sujas, alguns símbolos do satanismo, e por aí vai. Não quero julgar ninguém, ao contrário, apenas fazer com que vocês pensem. Esse meu amigo pode gostar apenas da música tocada, pode nem entender as letras, etc. Pode ser até que isso não influencie a vida dele negativamente em nada, mas a pessoa mais fraca e com menos conhecimento com certeza é influenciada por esse tipo de "consumo".

Creio que, para darmos um bom exemplo de Jesus, temos que evitar coisas que nos façam mal, e que possam causar algum escândalo aos que estão à nossa volta. Por exemplo, se você gosta de tomar uma cervejinha, ou uma batida de frutas, não tem absolutamente nenhum problema. Mas evite fazer isso quando está com alguém que possa se escandalizar, e evite principalmente quando essa atitude possa influenciar alguma outra pessoa a beber sem controle.

Cuidado com o que você consome. Com as músicas que você ouve, com os sites que você visita. Mesmo que você ache que isso não atrapalha em nada o seu relacionamento com Deus, você pode estar consumindo coisas que não são legais aos olhos do Senhor, e que podem fazer mal pra você e para quem está por perto.

Abraços,
Rapha

3 comentários:

Unknown disse...

Legal Rapha, boas palavras!
Cristãos precisam ter discernimento do que realmente agrada o seu Deus.
Abs e continuem orando por mim!
Calil Filho

Rebeca Fonteles disse...

Oi Rapha, sou da Igreja batista do Brooklin e acredito que esse é um problema que tem cercado não só aos jovens mas a todos os cristão. Temos sempre que lembrar que tudo que fazemos deve ser pra glória e honra de Deus!

Desejo que Deus continue usando sua vida pra falar aos nossos corações!

ABS
Rebeca

Felipe Medeiros disse...

O pecado existe na cabeça, mais que nas atitudes. Para que o irmão não te interprete mal, não seja omisso, encha-o de dicernimento. Fale o que aquilo te afeta ou te constroe. Cristianismo é um critério de comportamento, e cada ser, individualmente, aprende só e lentamente.
Ensinar e segmentar as atitudes, para que a consciência esteja conectada ao espírito, é ser cristão. Nós somos metáforas de Deus, e por isso, agimos no nosso plano de amor.
Ensinar com amor, para que o outro seja uma metáfora diferente de você, mas com o mesmo critério.

Uma mãe é maravilhosa e divina, porque quando ela tem um filho, ela relativiza a certeza do "sim" e do "não". Ela diz "sim" quando queria dizer "não" e vice-versa. Isso chama-se, a percepção de amar. O amor nos desprende do preconceito e da indiferença, fazendo compreender o quanto existe Deus nas pessoas além de qualquer coisa.

Abraços