Escrito por: Homero Jr e Rapha Simão
(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)
A Cena do Juizo no cap 7 de Daniel e a purificação do santuário no Cap 8 de Daniel representam o mesmo evento, e que esse evento tem lugar algum dia depois do período de 1260 anos correspondente à fase de perseguição dos santos. Deus está inserindo estas grandes verdades na história mundial, com fundamentos tão firmes quanto possível. O que não ficou entendido para Daniel no Cap 8 foi a visão de 2300 dias ( Daniel 8:14 ) .
O legal nesse capítulo é ver a intimidade e a incrível busca de Daniel a Deus. Ele era uma pessoa especial. Tinha dom te interpretar sonhos e tinha visões do futuro, mas sabia reconhecer que, sem Deus, não era nada. A sua oração a Deus no capítulo 8 é uma verdadeira lição, pois em suas palavras ele demonstrou:
Humildade ( v3 ) - Ao orarmos devemos reconhecer a grandeza de Deus.
Adoração ( v4 ) - Nosso Deus merece ser adorado pelo que é.
Confissão ( v5-15 ) - Na presença do Senhor, devemos sempre reconhecer e pedir perdão por nossos pecados.
Petição ( v16-19 ) - Reconhecer o poder de Deus é confiar que Ele é capaz de tornar possível os nossos sonhos e desejos. Ao mesmo tempo, devemos pedir que Sua vontade seja feita em primeiro lugar.
Por causa de sua grande misericórdia, Deus atende as orações. Isso não depende das nossas obras, mas exclusivamente da graça do Senhor.
Daniel sabia que todo o castigo, tristeza e juízo que o homem passa são merecidos, mas mesmo assim clamou misericórdia, graça e restauração. Ele estava clamando pois viu o que teriamos que passar até a 2a volta de Jesus, e sabia que não serão tempos fáceis.
A Dádiva divina gratuita da prosperidade depende da disposição do povo em arrepender-se. Nossa função, ao vermos a mensagem de Deus para Daniel se cumprindo, é buscarmos o arrependimento dos nossos pecados através de Jesus Cristo, e tentarmos levar o máximo de pessoas ao mesmo caminho.
PERGUNTAS:
1. Você crê nas visões de Daniel? Confia que o mundo está se perdendo, e que depende de Jesus para ser restaurado?
2. O que você tem feito tendo em vista que Jesus está voltando? Se arrepende dos seus pecados?
3. Você tem orado, como Daniel o fez, pedindo misericórdia a Deus pelos nossos pecados e reconhecendo que só seremos vitoriosos por Sua graça?