sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

DANIEL 7 - O juízo final

Escrito por: Homero Jr e Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

A partir do capítulo 7, o livro de Daniel tem uma reviravolta. Perde um pouco o seu lado histórico, e passa a ser um livro profético. Isso significa que Deus usou Daniel para nos mostrar alguns sinais do futuro.

Temos uma apresentação do juízo pré advento, o que acontecerá antes do final dos tempos. As 2 visões ( nos capítulos 2 e 7 ) seguem em desenvolvimento paralelo. Os dois capítulos cobrem o mesmo tempo, desde a Babilônia até o fim da humanidade e evocam os mesmos 4 Reinos representados simbolicamente pelos metais do cap. 2 e pelos animais do cap. 7.

No caso os símbolos usados foram: Leão (Babilônia), Mede (Pérsia) Urso (Grécia) Leopardo (Reino Seguinte). O 4° Animal significa destruição sobrenatural no fim - o reino final de Deus.

O Chifre pequeno, embora tenha surgido do 4° animal, existirá até o fim do tempo (Depois do Juízo no Céu ) quando Deus instalar seu reino de novo na Terra. Só então ele será destruído. O Chifre Pequeno fez guerra contra os Santos e prevaleceu contra eles ( Daniel 7:21-25 ). O Chifre Pequeno tentou mudar "os tempos" e a Lei ( Daniel 7:25 ) .

A cena do Grande Juízo no Céu, um Juízo que conduz ao estabelecimento do Reino de Deus aconteceu algum tempo depois dos 1260 anos de perseguição papal e antes da segunda Vinda de Cristo.

Isso tudo é muito difícil de compreender, mas o que importa realmente são 2 coisas:

1- Daniel nos mostra sinais, e muitos deles já foram cumpridos. Isso significa que os que ainda não chegaram vão chegar mais cedo ou mais tarde.

2- Nossa Esperança: Daniel 7:22 diz que "até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino." Isso relata a volta de Jesus, que virá pra nos resgatar. É a promessa de Deus que nos faz acreditar no amanhã!

Abraços,

2 comentários:

Fotinhos disse...

Zás, Raphão!!!
valeu pela adaptação

abraços

Gi disse...

Ficou ótimo, pra variar!

É realmente bom poder tirar um tempinho nos dias corridos de trabalho pra dar uma meditada na palavra!

Beijos!!