quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

DANIEL 5 - Persistindo no erro

Escrito por: Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Olá, Pessoal!

Continuando a história de Daniel, encontramos no capítulo 5 o filho de Nabucodonosor, Belsazar. Ele viu tudo o que tinha ocorrido com o seu pai, mas daquilo nada aprendeu. Para começar, pegou todas as peças sagradas que seu pai havia guardado quando invadiu e saqueou o povo Israel. Depois, usou tudo aquilo para festejar e se embebedar. Adorou a deuses de ouro, prata, madeira, pedra. Fez tudo aquilo que o seu pai já tinha feito, e coisas ainda piores.

Desse modo, no meio de uma dessas festas, surgiu uma mão que escreveu na parede: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. Ele mudou o seu semblante. Com certeza estava com medo porque sabia que estava fazendo besteira. Chamou todos os sábios e magos da região, mas ninguém foi capaz de interpretar a escritura.

Então alguém lembrou do nosso interpretador de plantão, Daniel, que tinha feito Nabucodonosor entender seus sonhos anteriormente. Daniel chegou, recusou os prêmios que Belsazar ofertara para quem conseguisse interpretar, e explicou que aquilo era um sinal de Deus. O que estava escrito era:

MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.

Belsazar era como nós. Um pecador. Ele sabia o que era errado, sabia o que Deus tinha feito na vida de seu pai, mas não adorou ao Senhor. Buscou em outras fontes a água viva, mas não encontrou, e por isso Deus permitiu que o seu reino fosse dividido. Na mesma noite ele morreu, e a babilônia foi tomada por Dario, o medo. Belsazar foi pesado na balança, mas foi achado em falta. Entre seus feitos, tinha mais negativos do que positivos.

Quando eu olho para o meu coração, tenho a certeza de que, quando pesado sozinho na balança da justiça, também vou ser encontrado em falta. Sei que tenho muitos pecados, que procuro em outros lugares o que só em Deus encontro, e por isso meu saldo é devedor. Mas eu sei que aquela porção que falta para que eu seja agradável aos olhos de Deus, nunca vou conseguir sozinho. Quem preenche o que falta na balança é aquele que se entregou pelos meus pecados: Jesus! Por isso, nada pode me acusar! Meu preço já foi pago, em nome de Jesus!

Para pensar:

1. Como estaria a sua situação se sua vida fosse colocada na balança? Teria saldo positivo ou negativo?


2. Você tem se esforçado para não cometer os mesmos erros e pecados que já cometeu? Tem buscado fazer a vontade de Deus?

3. Você crê que Jesus pagou o preço do seu pecado na cruz? Confia nessa verdade?


Abraços,
Rapha

2 comentários:

Unknown disse...

"Nada pode me acusar, por Teu sangue posso entrar, nada pode me acusar"... :)

Gabriel Sporch disse...

"Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"...

Só nessa verdade, a excência viva da VERDADE... nosso querido e glorioso Deus, é q n sou consumido!

E é exatamente isso q carateriza nossa vida cristã... sermos percadores, mas estarmos constantemente na busca da perfeição e do caráter de Cristo!

Q Deus tenha compaixão de nós, e nos cubra de graça e sabedoria, para q n venhamos a cometer os erros q cometemos no passado, e q tenhamos e q Deus nos abra os olhos, para enxergarmos as "curvas" q venhamos a fazer no caminho!

Me ajuda pai, a me manter RETO no seu caminho perfeito! ;P

Fiquem com Deus!