segunda-feira, 17 de março de 2008

1 CORÍNTIOS 4 - Sem comparação

Escrito por: Rapha Simão e Homero Jr.

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Paulo, no 4o capítulo da primeira carta aos Corintios fala sobre um erro muito comum aos cristão do nosso tempo também. Aliás, é incrível ver como a bíblia é tão atual, tanto tempo depois de ser escrita. Graças a Deus, sua palavra nunca perderá o tempo!

É nosso objetivo como cristãos sermos reconhecidos por termos um caráter diferenciado. Devemos batalhar para isso: ficarmos cada vez mais parecidos com Jesus. No entanto, isso pode facilitar alguns erros que podem nos fazer tropeçar. Na verdade, pouco nos vale sermos reconhecidos, pois que tem maturidade espiritual entende que Deus é quem nos dá capacidade de sermos diferentes. Não devemos nos orgulhar por sermos bons, nem tentar julgar quem achamos ser maus.

"1 Coríntios 4:7 [Comparar-se gera um espírito de competição e orgulho.] Pois quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido [de Deus]? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?"

A competição faz os cristãos se derrubarem e desejarem o pior uns para os outros. Como canibais, tentamos muitas vezes achar erros nos outros para poder apontar. E pior, fazemos boas ações para semos reconhecidos e ganhar pontos aos olhos das pessoas. Isso é pecado! Quem somos nós para julgar alguém? O que temos de bom, que não tenha vindo de Deus, do que podemos nos oegulhar?

Até mesmo quem é muito humilde pode vir a ter orgulho da sua humildade, caindo no mesmo erro. Todos vestimos máscaras, e nos comparamos uns aos outros. Mas chegará o dia em que Jesus voltará, e as máscaras cairão. A verdade de cada um será revelada, e nessa hora saberemos quem estava agindo para chegar perto de Jesus, e quem estava sendo hipócrita.

Onde você está hoje? Como tem agido em relação ao que tem feito de bom? Tem julgado aos outros como se fosse um santo sem pecados? Temos achado que somos mais justos que alguém?

De verdade, se queremos comparações, devemos nos comparar a Jesus! "1 Pedro 2:21,23 Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as Suas pisadas. 23Quando foi injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava. Antes, entregava-Se Àquele que julga justamente."

Se queremos agir da maneira certa, devemos agir como os apóstolos: “Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente.” 1 Coríntios 4:12-13. Sempre lembrando que fazemos isso não para alcançar o reconhecimento de homens, mas para que o nome de Deus seja engrandecido, e que possamos agradá-Lo com nossas atitudes!

Que Deus os abençoe

Nenhum comentário: