segunda-feira, 24 de março de 2008

1 CORÍNTIOS 6 - O que nos é permitido?

Escrito por: Rapha Simão e Homero Jr.

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Deus nos criou para sermos livres. Ele nos deu a possibilidade de escolha, a qual chamamos de livre arbítrio. É inclusive o ítem número 1 de nossa constituição. Todo cidadão tem o direito de ir e vir. Somos "soltos", e a liberdade é um direito que Deus nos dá desde o tempo de Adão e Eva. Isso tudo porque “Cristo nos libertou” (Gálatas 5:1). “Vocês são livres” (1 Pedro 2:16).

Até aí tudo bem... o problema começa a surgir quando não utilizamos a liberdade que nos foi dada da maneira que Deus planejou. Adão e Eva, por exemplo, se perderam por causa da liberdade que tiveram. Eles não teríam pecado se Deus tivesse colocado um muro em torno da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas também nunca iriam desfrutar do poder de escolha. Nós temos o direito, dado por Deus, de escolhermos o que fazer com nossas vidas. Mas até que ponto devemos ir? O que podemos, e o que não podemos fazer? Como saber qual é o limite para não desagradar a Deus?

A verdade nua e crua é que tudo nos é permitido! Sim... tudo! “Tudo é lícito” (1 Coríntios 6:12) . “Tudo é permitido! Vocês podem tudo! Vocês não são filhos de Deus, filhos do dono do mundo? Por isso vocês são herdeiros de todas as coisas! Isto significa que vocês são livres e podem tudo! " (1 Coríntios 10:23). No entanto, nem tudo nos convém. Não devemos deixar nenhuma dessas coisas nos dominar. (v.12).

A nossa liberdade começa a nos atrapalhar exatamente no momento em que ela começa a atrapalhar o nosso relacionamento com Deus. A nossa liberdade é tão maravilhosa, que nos permite escolher apenas aquelas coisas que sabemos que irão agradar ao nosso Senhor. Por isso temos que estar atentos com o que fazemos, como temos vivido.

Paulo nos alerta para alguns pecados aos quais não devemos nos prender. Ele diz que nem os "injustos, nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas (homosexuais), nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus."(v. 9,10).

Mas não se esqueça. Quem vive nisso está condenado, mas pode ser lavado pelo sangue de Jesus! Somente pelo sacrifício do nosso senhor nossos pecados são perdoados, e podemos ser livres novamente. Livres do pecado... livres para adorar a Deus para sempre!

Se você está enfrentando problemas nessas áreas citadas nos versículos 9 e 10, deve fazer o seguinte:

1 · Pedir o perdão de Deus.
2 · Faça uma lista de como poderia estar adorando mais a Deus com o seu corpo.
3 · Diga a Deus o que gostaria de estar fazendo a favor dos Seus propósitos na Igreja.
4 · Talvez seja interessante compartilhar com alguém confiável sobre esse problema. Se quiser ajuda, nós 2 estamos à disposição (raphaelsimao@terra.com.br, homerodc@yahoo.com.br).

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário: