segunda-feira, 7 de abril de 2008

1 CORÍNTIOS 8 - O que podemos consumir?

Escrito por: Rapha Simão

(Leia na Bíblia antes de continuar o estudo!)

O capítulo 8 fala sobre uma questão que é dúvida para muitos Cristãos. O que podemos consumir, que não seja pecado? No texto bíblico o tema principal é referente a alimentação, mas fazendo um paralelo é possível ver qual a visão de Deus sobre isso.

Naquela época havia uma polêmica em relação a comer alimentos sacrificados a ídolos. Paulo então explicou que, quem é de Jesus e possui o conhecimento de que há apenas um Deus, não se contamina com essas coisas, pois o alimento não possui esse poder. No entanto, ele disse que isso era um grande problema para os fracos na fé, que não conseguem discernir o certo do errado e acabam se contaminando.

Fazendo um paralelo com os dias de hoje, podemos enxergar o alimento como qualquer outra coisa que consumimos que possa gerar uma polêmica por não vir de Deus. Por exemplo, na semana passada um amigo cristão comprou ingressos para ir ao show do Ozzy Osbourne. Pra quem não conhece, ele é um roqueiro bem do mal, hehe. Letras sujas, alguns símbolos do satanismo, e por aí vai. Não quero julgar ninguém, ao contrário, apenas fazer com que vocês pensem. Esse meu amigo pode gostar apenas da música tocada, pode nem entender as letras, etc. Pode ser até que isso não influencie a vida dele negativamente em nada, mas a pessoa mais fraca e com menos conhecimento com certeza é influenciada por esse tipo de "consumo".

Creio que, para darmos um bom exemplo de Jesus, temos que evitar coisas que nos façam mal, e que possam causar algum escândalo aos que estão à nossa volta. Por exemplo, se você gosta de tomar uma cervejinha, ou uma batida de frutas, não tem absolutamente nenhum problema. Mas evite fazer isso quando está com alguém que possa se escandalizar, e evite principalmente quando essa atitude possa influenciar alguma outra pessoa a beber sem controle.

Cuidado com o que você consome. Com as músicas que você ouve, com os sites que você visita. Mesmo que você ache que isso não atrapalha em nada o seu relacionamento com Deus, você pode estar consumindo coisas que não são legais aos olhos do Senhor, e que podem fazer mal pra você e para quem está por perto.

Abraços,
Rapha

quinta-feira, 27 de março de 2008

1 CORÍNTIOS 7 - Casar ou ficar solteiro?

Escrito por: Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Em nossa época, essa é uma pergunta feita por muitas pessoas. Caso, ou vivo solteiro? Por motivos econômicos, muitos tem preferido a segunda opção. Por ser muito caro casar e manter uma família, alguns optam por morar sozinhos e não terem uma companheira ou companheiro.

O problema é que, para a maioria desses, eles estão solteiros, mas não sozinhos. Optam ser não casar, mas não querem abdicar dos prazeres que o sexo oferece. Assim, namoram, ficam, pagam por sexo, e por aí vai.

Paulo já sabia disso quando escreveu a carta aos Coríntios. Em sua análise, ele acreditava ser melhor ser solteiro do que casar-se, pois obviamente quem não carrega esposa e filhos tem muito mais tempo para servir ao Senhor. Quem não se casa geralmente não está tão preso à família, e pode viajar em missões, investir mais no relacionamento com Deus, economizar mais dinheiro para ajudar na obra da igreja, etc.

Mas Paulo foi claro ao dizer que, quem não aguentar a vida sem um relacionamento com uma pessoa do sexo oposto, deve casar-se. Para ele era "... melhor casar do que abrasar-se (v.9)". Isso significa que é errado viver sozinho, tirando lasca de todo mundo. Se você não aguenta fazer um voto de abstinência e abrir mão de um relacionamento sexual, deve buscar uma esposa ou um marido.

Acho que a grande questão discutida aqui está relacionada às prioridades. Paulo via que aqueles que se casam acabam colocado seu parceiro e sua família em primeiro lugar, e deixando as coisas de Deus para um segundo plano. É isso que não podemos fazer. Deus tem que ser a coisa mais importante em nossas vidas, independente de nossas obrigações como namorados, maridos ou esposas.

Uma dica: Se você está solteiro hoje, aproveite esse tempo para dedicar mais a sua vida a Deus. Com certeza vai ser mais difícil dedicar todo esse tempo caso você encontre a pessoa certa. Também não se desespere se estiver difícil encontrar o seu príncipe encantado, ou a sua princesa. Deus tem um plano perfeito para a sua vida. Pode ser que ele tenha preparado a pessoa certa e só esteja esperando o momento ideal para te mostrar isso, ou às vezes pode ser que Ele também te escolheu para não casar, e servir ao Pai com mais dedicação. Ore para que Deus mostre a Sua vontade para sua vida.

Se alguém tiver alguma dúvida ou discodar de alguma coisa que eu disse, faça um comentário no tópico ou escreva para raphael@agenciadofuturo.com.br.

Fiquem com Deus!
Rapha

segunda-feira, 24 de março de 2008

1 CORÍNTIOS 6 - O que nos é permitido?

Escrito por: Rapha Simão e Homero Jr.

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Deus nos criou para sermos livres. Ele nos deu a possibilidade de escolha, a qual chamamos de livre arbítrio. É inclusive o ítem número 1 de nossa constituição. Todo cidadão tem o direito de ir e vir. Somos "soltos", e a liberdade é um direito que Deus nos dá desde o tempo de Adão e Eva. Isso tudo porque “Cristo nos libertou” (Gálatas 5:1). “Vocês são livres” (1 Pedro 2:16).

Até aí tudo bem... o problema começa a surgir quando não utilizamos a liberdade que nos foi dada da maneira que Deus planejou. Adão e Eva, por exemplo, se perderam por causa da liberdade que tiveram. Eles não teríam pecado se Deus tivesse colocado um muro em torno da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas também nunca iriam desfrutar do poder de escolha. Nós temos o direito, dado por Deus, de escolhermos o que fazer com nossas vidas. Mas até que ponto devemos ir? O que podemos, e o que não podemos fazer? Como saber qual é o limite para não desagradar a Deus?

A verdade nua e crua é que tudo nos é permitido! Sim... tudo! “Tudo é lícito” (1 Coríntios 6:12) . “Tudo é permitido! Vocês podem tudo! Vocês não são filhos de Deus, filhos do dono do mundo? Por isso vocês são herdeiros de todas as coisas! Isto significa que vocês são livres e podem tudo! " (1 Coríntios 10:23). No entanto, nem tudo nos convém. Não devemos deixar nenhuma dessas coisas nos dominar. (v.12).

A nossa liberdade começa a nos atrapalhar exatamente no momento em que ela começa a atrapalhar o nosso relacionamento com Deus. A nossa liberdade é tão maravilhosa, que nos permite escolher apenas aquelas coisas que sabemos que irão agradar ao nosso Senhor. Por isso temos que estar atentos com o que fazemos, como temos vivido.

Paulo nos alerta para alguns pecados aos quais não devemos nos prender. Ele diz que nem os "injustos, nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas (homosexuais), nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus."(v. 9,10).

Mas não se esqueça. Quem vive nisso está condenado, mas pode ser lavado pelo sangue de Jesus! Somente pelo sacrifício do nosso senhor nossos pecados são perdoados, e podemos ser livres novamente. Livres do pecado... livres para adorar a Deus para sempre!

Se você está enfrentando problemas nessas áreas citadas nos versículos 9 e 10, deve fazer o seguinte:

1 · Pedir o perdão de Deus.
2 · Faça uma lista de como poderia estar adorando mais a Deus com o seu corpo.
3 · Diga a Deus o que gostaria de estar fazendo a favor dos Seus propósitos na Igreja.
4 · Talvez seja interessante compartilhar com alguém confiável sobre esse problema. Se quiser ajuda, nós 2 estamos à disposição (raphaelsimao@terra.com.br, homerodc@yahoo.com.br).

Que Deus te abençoe!

quinta-feira, 20 de março de 2008

1 CORÍNTIOS 5

Escrito por: Homero Jr e Rapha Simão

(Leia na Bíblia antes de continuar o estudo)


Paulo nos alerta no capítulo 5 para que fujamos do pecado. Ele usa uma metáfora, na qual o fermento simboliza o mal ou o pecado, e a igreja é incentivada aqui a livra-se do fermento do pecado. Paulo diz que a igreja deve ser uma massa sem fermento, composta da nova criatura em Cristo.

Muitas vezes olhamos para a vida das pessoas da igreja e não vemos muita diferença com o que acontece em nossas escolas, empresas, etc. Os cristãos tem que entender que, quem é de Cristo, deve fugir do pecado e encarar uma nova vida. Temos a responsabilidade de passar o amor de Jesus aos outros, e isso não será feito através de nós se praticarmos os mesmos atos de quem está fora da igreja.

Paulo diz que devemos fugir sim! Fugir da prostituição, das "ficadas", da mão-boba, dos sites de pornografia, da mentira, da ira, da inveja, do orgulho, da corrupção. Se tentarmos ser mais parecidos com Jesus, vai ser muito mais fácil sermos pessoas corretas aos olhos de Deus.

Romanos 12:1 -2 diz: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Quem diz cristão, mas continua a levar uma vida imoral e degradante dá falso testemunho de Cristo. Pense nisso antes de fazer besteira.

Abraços, e bom feriado!

segunda-feira, 17 de março de 2008

1 CORÍNTIOS 4 - Sem comparação

Escrito por: Rapha Simão e Homero Jr.

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Paulo, no 4o capítulo da primeira carta aos Corintios fala sobre um erro muito comum aos cristão do nosso tempo também. Aliás, é incrível ver como a bíblia é tão atual, tanto tempo depois de ser escrita. Graças a Deus, sua palavra nunca perderá o tempo!

É nosso objetivo como cristãos sermos reconhecidos por termos um caráter diferenciado. Devemos batalhar para isso: ficarmos cada vez mais parecidos com Jesus. No entanto, isso pode facilitar alguns erros que podem nos fazer tropeçar. Na verdade, pouco nos vale sermos reconhecidos, pois que tem maturidade espiritual entende que Deus é quem nos dá capacidade de sermos diferentes. Não devemos nos orgulhar por sermos bons, nem tentar julgar quem achamos ser maus.

"1 Coríntios 4:7 [Comparar-se gera um espírito de competição e orgulho.] Pois quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido [de Deus]? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?"

A competição faz os cristãos se derrubarem e desejarem o pior uns para os outros. Como canibais, tentamos muitas vezes achar erros nos outros para poder apontar. E pior, fazemos boas ações para semos reconhecidos e ganhar pontos aos olhos das pessoas. Isso é pecado! Quem somos nós para julgar alguém? O que temos de bom, que não tenha vindo de Deus, do que podemos nos oegulhar?

Até mesmo quem é muito humilde pode vir a ter orgulho da sua humildade, caindo no mesmo erro. Todos vestimos máscaras, e nos comparamos uns aos outros. Mas chegará o dia em que Jesus voltará, e as máscaras cairão. A verdade de cada um será revelada, e nessa hora saberemos quem estava agindo para chegar perto de Jesus, e quem estava sendo hipócrita.

Onde você está hoje? Como tem agido em relação ao que tem feito de bom? Tem julgado aos outros como se fosse um santo sem pecados? Temos achado que somos mais justos que alguém?

De verdade, se queremos comparações, devemos nos comparar a Jesus! "1 Pedro 2:21,23 Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as Suas pisadas. 23Quando foi injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava. Antes, entregava-Se Àquele que julga justamente."

Se queremos agir da maneira certa, devemos agir como os apóstolos: “Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente.” 1 Coríntios 4:12-13. Sempre lembrando que fazemos isso não para alcançar o reconhecimento de homens, mas para que o nome de Deus seja engrandecido, e que possamos agradá-Lo com nossas atitudes!

Que Deus os abençoe

quinta-feira, 13 de março de 2008

1 CORÍNTIOS 3 - Crescimento espiritual

Escrito por: Homero Jr. e Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Paulo tinha o dom da exortação. Ele começa o capítulo dando uma bronca nos Corintios. Ele mesmo havia plantado a igreja do Senhor naquela cidade, e de longe via que o povo ainda não tinha um pensamento espiritual. Invejas, discórdias... tudo isso fazia com que o crescimento das pessoas não estivesse da maneira ideal. Além disso, eles davam glórias por Paulo, Apólo e outros líderes da igreja. Isso deixava Paulo bravo, pois sabia que não tinha nenhuma glória, e que todo o crescimento era provido por Deus.

Amigos, nós não somos nada. O maior aos olhos de Deus é aquele que se humilha, que abre mão do reconhecimento para fazer o bem. Homens não são os responsáveis pelo sucesso da obra de Deus. Se o que você faz tem crescido e prosperado, não seja orgulhoso. Lembre-se de quem te dá a vitória.

Moisés, por exemplo, passou 40 anos pensando que era alguma coisa; depois passou outros 40 anos vendo que não era nada; e, finalmente, nos seus últimos 40 anos, compreendeu o que Deus faz através de um nada. E isso só foi possível porque Moisés entregou sua vida nas mãos do SENHOR Deus.

Quando entregamos a nossa vida nas mãos de Deus, Ele é o responsável por nosso crescimento espiritual. Galera, não é possível alguém ser de Jesus e continuar praticando os mesmos pecados pra sempre. Deus quer que sejamos cada vez mais santos, mais parecidos com Jesus.

Paulo diz ainda que somos "o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em nós." O que será que temos feito com nosso corpo? Como temos usado a saúde que Deus nos deu? Temos agido como templos do Espírito Santo? O pecado fica longe de onde Deus está! Medite nessa palavra, e lembre-se: Deus quer que você cresça.

PERGUNTAS:

1. Você tem crescido na fé? Tem ficado cada vez mais parecido com Jesus?

2. Você tem se vangloriado das coisas que Deus tem feito através da sua vida, ou tem dado todo o mérito ao Rei dos Reis?

quarta-feira, 12 de março de 2008

1 CORINTIOS 2 - A fonte do conhecimento e da sabedoria

Escrito por: Rapha Simão e Homero Jr.

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Quando decidimos aceitar a Jesus, dificilmente o fizemos porque alguém nos convenceu. Raramente são apenas palavras que fazem alguém acreditar que Cristo morreu na cruz por nós. Ao contrário, a fé é justamente uma confiança naquilo que não podemos ver.

Ninguém pode salvar a outra pessoa com suas próprias palavras. Por mais sábio que seja um homem, sua sabedoria não vale nada sem a instrução de Deus. Paulo demonstrou no capítulo 2 ser uma pessoa muito humilde. Ele reconhecia sempre que seus talentos e sua sabedoria eram de Deus.

Muitas vezes nos irritamos com pessoas que não concordam com o nosso pensamento. Pessoas que, além de não quererem Jesus para suas vidas, ainda ousam falar mal e tentar derrubar os cristãos. Coitados.. não sabem o que fazem. Paulo nos explica que essas pessoas não entendem, pois não têm a sabedoria do Espírito Santo de Deus. Algumas coisas só são compreendidas por nós porque Deus tirou as escamas de nossos olhos e nos permitiu enxergar com Seus olhos. Glórias a Ele por isso.

Nós, Rapha e Homer, cremos que Deus nos usa nesse trabalho do 1WAY. Ele nos capacita, apesar de nossos pecados, e nos dá sabedoria para escrever sobre a Sua palavra. Somos ferramentas do Senhor, e dEle vem todo o conhecimento.

Temos que entender que discernimento, sabedoria, conhecimento e o caráter de Deus não podem ser compreendidos por quem não aceitou a Jesus e não possui o Espírito Santo. Por isso, não adianta estressar. Não adianta ficar horas debatendo com seus amigos. Não adianta apenas buscar argumentos e respostas para saber o que responder para ele (embora isso às vezes seja necessário). Quem convence e abre os olhos é Deus. Nossa função é apenas deixarmos ser usados como instrumento, de acordo com a Sua vontade.

E mesmo com o Espírito Santo em nós, existem coisas que nunca nos serão reveladas, como por exemplo o que está escrito no verso 9. "Porque nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam." A recompensa por seguir a Deus vai superar TODAS as expectativas! O sucesso é garantido! Se você ama a Deus, relaxe. Ele tem preparado algo mais especial do que tudo o que já vimos, ouvimos e imaginamos! Uhuu!

Deus fala com a gente, galera! Esteja atento para ouvir a Sua voz! O Espírito Santo nos dá forças para agirmos como Cristo agiria:

(1) Ele sonda as coisas profundas de Deus. 1 Coríntios 2:10
(2) Ele fala. Mat 10:20; Atos 10:19,20; 13:2; Apocalipse 2:7. Vide também passagens sob a inspiração em que se diz que o Espírito falou pelos profetas e outros escritores da Escritura.
(3) Ele ensina. Lucas 12:12; João 14:26; 1 Coríntios 2:13
(4) Ele conduz e guia. João 16:13; Romanos 8:14
(5) Ele intercede. Romanos 8:26
(6) Ele dispensa dons. 1 Coríntios 12:7-11
(7) Ele chama homens para o serviço. Atos 13:2; 20:28


Abraços!

terça-feira, 11 de março de 2008

1 CORÍNTIOS 1 - Jesus é coisa de louco

Escrito por: Rapha Simão e Homero Jr.

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)


Olá, pessoal do 1WAY!

Hoje começaremos o livro de 1a Corintios. Calma, corinthianos... não fiquem felizes ainda. 1a Corintios não é nenhuma campanha pra subir o timinho rebaixado (rs.. desculpem, mas não podia perder a piada). Essa é a primeira carta do apóstolo Paulo à igreja de Corinto, provavelmente escrita por volta do ano 55 d.C., quando Paulo encontrava-se na cidade de Éfeso em sua terceira viagem missionária (Atos 19:1; Atos 20:1).

Paulo começa a sua carta dando saudações ao povo de Corinto. Ele diz que era um povo de Deus, e que não faltavam dons àquela igreja. No entanto, estava entristecido com as divisões da igreja. Parte dizia ser de Paulo, outros de Apolo, mas na verdade Paulo nos ensina que todos devemos ter a mesma visão e o mesmo pensamento, focado apenas em Jesus (v. 10). É triste ver que, 2000 anos se passaram e as coisas só pioraram. Temos hoje milhares de denominações, e isso tem dividido os Cristãos, nos fazendo perder a razão da nossa existência. Deus nos deu dons para sermos um corpo, onde Cristo é a cabeça e nossa função como membros é seguir a Deus e levar adiante a sua mensagem. Se fossemos todos um só corpo, seriamos muito mais fortes, não acham? Mas por bobeiras separamos os cristãos uns dos outros, e temos até brigas entre igrejas hoje em dia. Será que ninguém lembra do que Paulo escreveu em Cotintios 1?

Eu, Rapha, tenho vivido uma experiência muito legal em relação a isso. Tenho com a minha noiva Marcela um Pequeno Grupo na região do Morumbi Sul, onde temos tido a incrível experiência de liderar jovens que buscam a Cristo. Temos jovens da assembléia de Deus, da Batista, da Renascer, Bola de Neve... diversas igrejas e denominações diferentes. E o melhor é ver que, ao ler a bíblia, a verdade de Jesus é uma só. Tenho aprendido muito a buscar mais a Deus com eles, e fico feliz de ver o povo de Deus unido, independente das diferenças que os homens criaram.

Paulo continua sua carta sabiamente, dizendo que "a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (v. 18). Parece coisa de louco seguir a Jesus desde o tempo de Paulo até os nossos dias. As pessoas não acreditam como podemos recusar certos prazeres que o mundo oferece por amor a um Deus que eles não conseguem enxergar.

Aquilo que parece ser loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana. Deus escolheu o que o Mundo acha fraco para destruir o que o mundo pensa que seja importante.

Deus tem dado muitas forças para mim, Homer, quando chamam-me de maluco e outros adjetivos mais baixos ao NÃO olhar tais e tais fotos ou NÃO fazer tais e tais coisas. Ao mesmo tempo que falam para eu ver, vejo Deus ao meu lado pedindo para olhar outra coisa. Tem sido muito legal esse e outras experiências de Deus na minha vida e zás.

Abraços,
Rapha e Homer

segunda-feira, 10 de março de 2008

DANIEL 12 - Primeira referência da Ressurreição

Escrito por: Homero Jr e Rapha Simão

(
Leia na Bíblia antes de continuar o estudo)

Daniel foi sem dúvida um homem de Deus. Ele foi um servo fiel, e Deus deu a ele um grande privilégio. Em sua visão, Deus falou ao homem pela primeira vez sobre a ressurreição de Jesus, centenas de anos antes do nosso Senhor nascer.

A maneira que Daniel viveu agradou a Deus. Ele continuou firme até o fim. Ele morreu, porém já ressuscitou e tem recebido a sua recompensa. Isso porque Deus garantiu a vida eterna para todos os que reconhecerem a Jesus como Senhor e salvador de suas vidas!

Deus cumpriu várias profecias de Daniel, mas a maior de todas ainda está por vir: Jesus vai voltar, e vai o grande presente para todos os que forem fiéis a suas palavras. Se confessarmos nossos pecados, vamos ser levados com Ele (mesmo se já tivermos morrido, como Daniel) e vamos viver eternamente ao lado do nosso Deus!

No entanto, o oposto vai acontecer com quem não reconhecer a Jesus. Isso já estava anunciado desde os tempos de Daniel!

Uma coisa não foi revelada: a hora de sua vinda. Jesus voltará como um ladrão, que chega quando menos se espera. “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos, porque numa hora em que não penseis virá o Filho do homem.” (Mt 24:42-44). Temos que estar prontos, e viver a cada dia como se fosse a hora da volta de Jesus! Sem dúvida seremos recompensados por perseverar e confiar em Suas promessas.

PERGUNTAS:

1. Você já aceitou a Jesus como Senhor e salvador da sua vida?
2. Se Jesus voltasse hoje, para onde você iria?

3. Você tem vivido uma vida que tem agradado a Deus?

Abraços!

sexta-feira, 7 de março de 2008

DANIEL 11

Escrito por: Homero Jr e Rapha Simão
(Fonte: http://jesusvoltara.com.br/)


(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

No capítulo 11, Daniel começa a ter a visão. Deus mostra a ele o que estava por vir. Isso é importante para nós, pois vendo o que já foi cumprido, podemos ter ainda mais certeza de que as outras profecias vão ser cumpridas. Veja o algumas das respostas para o que Daniel viu no capítulo 11:


VISÃO (Daniel 11:2): “...Eis que ainda três reis estarão na Pérsia, e o quarto acumulará grandes riquezas, mais do que todos....”
O QUE ACONTECEU: Os quatro reis que se seguiram após Ciro mencionados neste verso são Cambyses, Smerdis, Dario e Xerxes (ou Assuero, marido da rainha Ester).

VISÃO (Daniel 11:3 e 4): “Depois se levantará um rei valente, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver. Mas, estando ele em pé, o seu reino será quebrado, e será repartido para os quatro ventos do céu”
NOTA: Este poderoso rei é Alexandre o Grande. Após a sua morte, seu reinado foi dividido entre quatro de seus generais. Observe que o paralelo entre Daniel 2, 7, 8 e 11 são similares.


VISÃO (Daniel 11:5-15): “...E o rei do norte virá, e levantará baluartes, e tomará a cidade forte; e os braços do sul não poderão resistir, nem o seu povo escolhido, pois não haverá força para resistir....”
NOTA: Esta parte da visão documenta várias batalhas que aconteceram entre os diferentes reis que se seguiram e que governaram o império de Alexandre. Os símbolos que Daniel utiliza para estes vários reis se tornam dominantes de Daniel 11: o “Rei do Norte” e o “Rei do Sul”.

VISÃO (Daniel 11:20): “E em seu lugar se levantará quem fará passar um arrecadador pela glória do reino; mas em poucos dias será quebrantado, e isto sem ira e sem batalha."
NOTA: Esta é uma referência a César Augusto, que se tornou o grande tributador do povo.

VISÃO (Daniel 11:22) "E com os braços de uma inundação serão varridos de diante dele; e serão quebrantados, como também o príncipe da aliança"
NOTA: Este foi o império romano pagão que “destruiu” e crucificou Jesus Cristo na cruz.

VISÃO (Daniel 11:28)“...e o seu coração será contra a santa aliança...”
NOTA: Roma pagã (agora, o “Rei do Norte”) procurou destruir o compromisso de Deus e do povo de Deus através da perseguição e distorção de sua doutrina.

O Texto continua com outras profecias, mas essas aqui já são o bastante para vermos que era real tudo aquilo que Daniel viu. Deus nos deu sinais de que vai voltar, e muitos deles já se passaram.

Até quando vai ainda nos faltar fé para buscarmos a Ele com todo o nosso coração?

Abraços,

terça-feira, 4 de março de 2008

DANIEL 10 - Deus ouve nossas orações

Escrito por: Homero Jr. e Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)


Deus ouve nossas orações, assim como ouviu a de Daniel no capítulo 10. Ele se humilhou na presença de Deus afim de ganhar sabedoria, e foi ouvido. Daniel conta que estava triste, nem conseguia comer, mas teve sua quarta visão.

Essa visão foi a resposta de sua oração. Ele viu um homem se aproximar e dar-lhe novas instruções. A identidade dessa aparição é motivo de discussão. Alguns acreditam que era um anjo, outros que era uma aparição do próprio Deus e ainda muitos que acreditam ser uma aparição de Jesus Cristo pré-encarnado (visto que Daniel foi escrito antes da vinda de Jesus). Isso na verdade é algo que não muda muito nossa história. O que importa aqui é saber que Deus queria falar com Daniel.

Ao ter a visão, Daniel ficou fraco. Sem forças ele ouvir o indivíduo lhe falar. Após isso, Daniel foi tocado, e sua força se reestabeleceu. É legal ver nesse momento que ele teve suas forças revigoradas por Deus. O contato com o Senhor o fez ter vigor novamente.
A verdadeiro motivo da visão de Daniel foi porque Deus queria lhe dar coragem para não temer o que estava por vir. Deus iria lhe dar a visão dos últimos dias. Não é preciso ter medo, pois o futuro está nas mãos de Deus.
Nos próximos capítulos Deus dá a quarta e última visão a Daniel. Até amanhã!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

DANIEL 9

Escrito por: Homero Jr e Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

A Cena do Juizo no cap 7 de Daniel e a purificação do santuário no Cap 8 de Daniel representam o mesmo evento, e que esse evento tem lugar algum dia depois do período de 1260 anos correspondente à fase de perseguição dos santos. Deus está inserindo estas grandes verdades na história mundial, com fundamentos tão firmes quanto possível. O que não ficou entendido para Daniel no Cap 8 foi a visão de 2300 dias ( Daniel 8:14 ) .

O legal nesse capítulo é ver a intimidade e a incrível busca de Daniel a Deus. Ele era uma pessoa especial. Tinha dom te interpretar sonhos e tinha visões do futuro, mas sabia reconhecer que, sem Deus, não era nada. A sua oração a Deus no capítulo 8 é uma verdadeira lição, pois em suas palavras ele demonstrou:

Humildade ( v3 ) - Ao orarmos devemos reconhecer a grandeza de Deus.

Adoração ( v4 ) - Nosso Deus merece ser adorado pelo que é.

Confissão ( v5-15 ) - Na presença do Senhor, devemos sempre reconhecer e pedir perdão por nossos pecados.

Petição ( v16-19 ) - Reconhecer o poder de Deus é confiar que Ele é capaz de tornar possível os nossos sonhos e desejos. Ao mesmo tempo, devemos pedir que Sua vontade seja feita em primeiro lugar.

Por causa de sua grande misericórdia, Deus atende as orações. Isso não depende das nossas obras, mas exclusivamente da graça do Senhor.

Daniel sabia que todo o castigo, tristeza e juízo que o homem passa são merecidos, mas mesmo assim clamou misericórdia, graça e restauração. Ele estava clamando pois viu o que teriamos que passar até a 2a volta de Jesus, e sabia que não serão tempos fáceis.

A Dádiva divina gratuita da prosperidade depende da disposição do povo em arrepender-se. Nossa função, ao vermos a mensagem de Deus para Daniel se cumprindo, é buscarmos o arrependimento dos nossos pecados através de Jesus Cristo, e tentarmos levar o máximo de pessoas ao mesmo caminho.

PERGUNTAS:

1. Você crê nas visões de Daniel? Confia que o mundo está se perdendo, e que depende de Jesus para ser restaurado?

2. O que você tem feito tendo em vista que Jesus está voltando? Se arrepende dos seus pecados?

3. Você tem orado, como Daniel o fez, pedindo misericórdia a Deus pelos nossos pecados e reconhecendo que só seremos vitoriosos por Sua graça?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

DANIEL 8

Escrito por: Homero Jr

(Leia na Bíblia antes de continuar o estudo)

O Cap 8 do livro de Daniel é dividido em 2 seções. A primeira é um sonho, e a segunda é uma explicação dessa visão tida por Daniel.

Daniel teve um sonho estranho, e não conseguia interpretar. Então Deus enviou um anjo, que explicou o significado do Sonho. Veja o que significavam os símbolos:

Um Carneiro – Medo Persa
Um Bode – Grécia
Um chifre Pequeno – Roma
Seguindo da Purificação do Santuário – Destruiçãi sobrenatural do Chifre Pequeno

A Visão se refere “ ao tempo do fim”. O Poder do Chifre Pequeno surgiu depois da Grécia e se estendeu até o tempo do fim, quando será destruído de forma sobrenatural. O Chifre Pequeno seria a Roma devido as características apresentadas. Isso mostra que a visão está se cumprindo. Roma teve duas fases do mesmo poder 1° fase Pagã e a 2° fase Papal. Atividade distintamente religiosa da fase papal.

Como em Daniel 2, O ferro surge depois da Grécia ( Bronze ) e estende até o fim, embora mude de forma nos pés quando fica misturada com o Barro. Depois da Purificação do Santuário vem a 2° Vinda de Cristo. O santuário será purificado ( Dan 8:14 ).

Que coisas em sua vida precisam ser purificadas?
Qual é a única maneira disso acontecer?
Que coisa em nossa vida só pode ser resolvida pela 2° Vinda de Cristo??

Daniel 8 é um capítulo da Bíblia que mostra que Deus está no controle do universo, e tudo está acontecendo conforme os Seus planos. Como esta realidade lhe dá esperança entre as provas que você está enfrentando agora? Daniel também não conseguiu entender as visões. Essa é uma grande lição que devemos aprender, tendo Fé nas coisas que não entendemos, confiando que o Senhor está no controle. Bem-aventurados os que não viram e creram. (João 20:29)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

DANIEL 7 - O juízo final

Escrito por: Homero Jr e Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

A partir do capítulo 7, o livro de Daniel tem uma reviravolta. Perde um pouco o seu lado histórico, e passa a ser um livro profético. Isso significa que Deus usou Daniel para nos mostrar alguns sinais do futuro.

Temos uma apresentação do juízo pré advento, o que acontecerá antes do final dos tempos. As 2 visões ( nos capítulos 2 e 7 ) seguem em desenvolvimento paralelo. Os dois capítulos cobrem o mesmo tempo, desde a Babilônia até o fim da humanidade e evocam os mesmos 4 Reinos representados simbolicamente pelos metais do cap. 2 e pelos animais do cap. 7.

No caso os símbolos usados foram: Leão (Babilônia), Mede (Pérsia) Urso (Grécia) Leopardo (Reino Seguinte). O 4° Animal significa destruição sobrenatural no fim - o reino final de Deus.

O Chifre pequeno, embora tenha surgido do 4° animal, existirá até o fim do tempo (Depois do Juízo no Céu ) quando Deus instalar seu reino de novo na Terra. Só então ele será destruído. O Chifre Pequeno fez guerra contra os Santos e prevaleceu contra eles ( Daniel 7:21-25 ). O Chifre Pequeno tentou mudar "os tempos" e a Lei ( Daniel 7:25 ) .

A cena do Grande Juízo no Céu, um Juízo que conduz ao estabelecimento do Reino de Deus aconteceu algum tempo depois dos 1260 anos de perseguição papal e antes da segunda Vinda de Cristo.

Isso tudo é muito difícil de compreender, mas o que importa realmente são 2 coisas:

1- Daniel nos mostra sinais, e muitos deles já foram cumpridos. Isso significa que os que ainda não chegaram vão chegar mais cedo ou mais tarde.

2- Nossa Esperança: Daniel 7:22 diz que "até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino." Isso relata a volta de Jesus, que virá pra nos resgatar. É a promessa de Deus que nos faz acreditar no amanhã!

Abraços,

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

DANIEL 6 - Íntegro no meio da corrupção

Escrito por: Pr. Fabinho Carrenho

(Leia na Bíblia entes de continuar o estudo)

A integridade parece ser uma qualidade em extinção. Há falta de integridade em vários segmentos da nossa sociedade. A integridade está ausente da escola, no namoro, no casamento, na igreja (nem vou falar nada sobre o que acontece em Brasília).

Porém a historia mostra que em meio à corrupção, há pessoa que se mantém íntegras. Mais uma vez a vida de Daniel traz importantes lições para nossas vidas. Daniel era um homem íntegro que preferia morrer a transgredir sua integridade e foi honrado por Deus por causa disso.

A. Um homem íntegro num meio encharcado de corrupção (v. 1-6)
O rei Dario estava preocupado com a corrupção que assolava seu império. No meio desta corrupção, Daniel permaneceu firme em seu compromisso com Deus. A vida de Daniel provou que um homem pode permanecer integro mesmo quando é vítima de conspiração. Ele mostrou que a integridade implica em você fazer o que é certo quando ninguém olha ou mesmo quando todos transgridem.

B. Um homem que prefere morrer a transigir com sua integridade (v. 10-17)
Daniel foi denunciado, preso e jogado na cova dos leões por causa da sua integridade.Ele enfrentou a conspiração de seus inimigos não com armas carnais, mas com oração

C. Um homem honrado por Deus por sua integridade (v. 18-28)
Quando cuidamos da nossa integridade, Deus cuida da nossa reputação. Quando cuidamos da nossa integridade, Deus defende nossa causa contra nossos inimigos. Quando cuidamos da nossa integridade, Deus nos exalta. Quando cuidamos da nossa integridade, o nome de Deus é exaltado!

PERGUNTAS:

1. Você conhece outras histórias de pessoas perseguidas por sua fé em nossos dias?

2. Você já passou por uma experiência parecida, se sentindo perseguido por causa da sua fé em Cristo?

3. Que coisa certa é mais difícil de fazer, quando parece que todos estão fazendo o que é errado



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

DANIEL 5 - Persistindo no erro

Escrito por: Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de continuar o estudo)

Olá, Pessoal!

Continuando a história de Daniel, encontramos no capítulo 5 o filho de Nabucodonosor, Belsazar. Ele viu tudo o que tinha ocorrido com o seu pai, mas daquilo nada aprendeu. Para começar, pegou todas as peças sagradas que seu pai havia guardado quando invadiu e saqueou o povo Israel. Depois, usou tudo aquilo para festejar e se embebedar. Adorou a deuses de ouro, prata, madeira, pedra. Fez tudo aquilo que o seu pai já tinha feito, e coisas ainda piores.

Desse modo, no meio de uma dessas festas, surgiu uma mão que escreveu na parede: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. Ele mudou o seu semblante. Com certeza estava com medo porque sabia que estava fazendo besteira. Chamou todos os sábios e magos da região, mas ninguém foi capaz de interpretar a escritura.

Então alguém lembrou do nosso interpretador de plantão, Daniel, que tinha feito Nabucodonosor entender seus sonhos anteriormente. Daniel chegou, recusou os prêmios que Belsazar ofertara para quem conseguisse interpretar, e explicou que aquilo era um sinal de Deus. O que estava escrito era:

MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.
TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.
PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas.

Belsazar era como nós. Um pecador. Ele sabia o que era errado, sabia o que Deus tinha feito na vida de seu pai, mas não adorou ao Senhor. Buscou em outras fontes a água viva, mas não encontrou, e por isso Deus permitiu que o seu reino fosse dividido. Na mesma noite ele morreu, e a babilônia foi tomada por Dario, o medo. Belsazar foi pesado na balança, mas foi achado em falta. Entre seus feitos, tinha mais negativos do que positivos.

Quando eu olho para o meu coração, tenho a certeza de que, quando pesado sozinho na balança da justiça, também vou ser encontrado em falta. Sei que tenho muitos pecados, que procuro em outros lugares o que só em Deus encontro, e por isso meu saldo é devedor. Mas eu sei que aquela porção que falta para que eu seja agradável aos olhos de Deus, nunca vou conseguir sozinho. Quem preenche o que falta na balança é aquele que se entregou pelos meus pecados: Jesus! Por isso, nada pode me acusar! Meu preço já foi pago, em nome de Jesus!

Para pensar:

1. Como estaria a sua situação se sua vida fosse colocada na balança? Teria saldo positivo ou negativo?


2. Você tem se esforçado para não cometer os mesmos erros e pecados que já cometeu? Tem buscado fazer a vontade de Deus?

3. Você crê que Jesus pagou o preço do seu pecado na cruz? Confia nessa verdade?


Abraços,
Rapha

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

DANIEL 4 - Deus realiza o que parecia impossível!

Escrito por: Rapha Simão

(leia na bíblia antes de continuar o estudo!)

O capítulo 4 do livro de Daniel é nossa razão de grande esperança. É uma passagem que mostra todo o amor de Deus por nós, e prova que não há nada, NADA MESMO, que a gente faça que seja imperdoável aos olhos do Senhor!

O rei Nabucodonosor escreve alguns trechos em primeira pessoa, relatando a sua experiência de vida. Logo no começo ele lembra do sonho que Daniel interpretou (no capítulo 2). Lembra que Daniel foi o único capaz de interpretá-lo, pois nele estava o Espírito de Deus.

Pois bem... aconteceu que o rei teve outro sonho, mais um alerta de Deus. Ele já tinha visto vários sinais do Senhor através da vida de Daniel e seus amigos, mas ainda não tinha compreendido a obra que Deus queria fazer em sua vida. Assim, Daniel interpretou que em seu novo sonho, Nabucodonosor iria viver 7 anos como um animal por causa de seu orgulho e arrogância. E assim se fez. O Rei estava se gabando de seu poder e seu reino quando Deus o colocou na pior situação possível. A bíblia diz que ele "foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves (v. 33)". Viveu como um bicho durante 7 anos, e depois desse tempo Deus lhe devolveu a consciência. Nabucodonosor precisou viver isso para reconhecer o poder e a misericórdia de Deus. Ele carregava muitos pecados em suas costas, e também tinha levado muitos outros a pecar, mas naquele momento ele entendeu o propósito de Deus para a sua vida, e por isso ofereceu louvores ao nosso Senhor!

A moral de tudo isso? É fácil! Não existe pecado que Deus não possa perdoar! Nabucodonosor foi prova viva disso! Ele sofreu bastante, mas entendeu que só há um Deus capaz de nos livrar dos nossos erros! Isso é motivo de alegria para nós, pois se não fosse pela infinita graça de Deus, estariamos em uma péssima situação.

Devemos também usar isso como exemplo para sermos perseverantes quando estivermos falando de Deus para nossos amigos, familiares, etc. Isso porque, por pior que a pessoa seja, por mais longe de Deus que ela esteja, temos que acreditar que o Senhor pode fazer um milagre na vida dela! Isso mesmo... qualquer um pode mudar! Se você não crê nisso, está duvidando do poder de Deus. Reflita nas perguntas abaixo. Se quiser, comente no tópico para tirar dúvidas ou abençoar outras pessoas!

1. Eu creio que Deus pode realmente mudar qulalquer pessoa e perdoar todos os pecados?

2. Tenho tido fé de que Deus pode transformar a vida dos que estão à minha volta?

3. Estou seguindo o caminho que Deus quer, ou será que vou ter que sofrer pra entender a Sua vontade?

Que Deus abençoe a todos vocês!
Abraços,


Rapha Simão

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

DANIEL 3 - Prontos a morrer, não a pecar

Escrito por: Rapha Simão e Pr. Fabinho Carrenho

(leia na bíblia antes de ler o estudo)

O Rei Nabucodonosor construiu uma enorme estátua de ouro, e decretou que sempre que fosse ouvido o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, todas as pessoas deveriam se prostrar à imagem da estátua.

A pena para quem não obedecesse era a morte, e foi exatamente isso que o rei tentou fazer com os 3 amigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego. Isso porque eles 3 negaram a se curvar diante da estátua, pois só prestariam adoração a Deus. Assim, foram jogados dentro de uma fornalha. Mas para a surpresa do rei, os 3 não morreram, pois foram salvos e protegidos por um anjo do Senhor! Glórias a Deus! Ele honrou aos seus servos que preferiram a morte do que adorar um ídolo.

Nós vivemos hoje em um país livre, onde todos podem seguir a religião e as crenças que bem entenderem. Sendo assim, ninguém é jogado literalmente na fornalha por amar a Deus. No entanto, temos sempre algumas coisas em nossa vida que colocamos à frente de Deus, que fazem a mesma função de um ídolo. Pode ser o nosso dinheiro, nossos bens, nossa namorada ou namorado, nossa família, carreira.... enfim, qualquer coisa que tenha mais importância no nosso dia-a-dia do que Jesus Cristo. Qual a importância que damos a essas coisas? Estamos dispostos a entregar TUDO por amor a Cristo?

O mais importante não é viver, mas ser fiel a Deus. Pessoas comprometidas com Deus estão prontas a morrer, não a pecar. Os três jovens hebreus amigos de Daniel são eram inconformistas e intransigentes. Para eles a verdade era inegociável. Não venderam a consciência. Preferiram a morte à infidelidade a Deus. Estavam prontos a morrer, não a pecar.

1. Será que eu conheço o Deus verdadeiro e o adoro devidamente?

2. Você já deixou de adorar a Deus por pressão do grupo?

3. Conhecemos exemplos práticos de deuses que só existem na mente do povo? Se não existem outros deuses, o que está sendo adorado?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

DANIEL 2 - Oração, Gratidão e Humildade

Escrito por: Rapha Simão

(Leia na bíblia antes de ler o estudo!)

No segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor teve um sonho que o deixou inquieto. Ele então ordenou que chamassem todos os sábios e adivinhos do reino para que seu sonho pudesse ser interpretado. No entanto, querendo testar os poderes dos sábios, o rei não revelou o seu sonho, mas disse que aquele que tivesse poderes para interpretá-lo, conseguiria também adivinhar qual era o sonho.

Desse modo, ninguém conseguiu descobrir o que Nabucodonosor tinha sonhado, e isso o deixou muito irado. Ele decidiu que todos os sábios seriam mortos por que não tinham poder para ajudá-lo. Entre esses sábios estava Daniel, que agiu de maneira diferente. Aqui podemos notar que Daniel tinha um bom coração, e estava disposto a servir a Deus. Logo ao saber do problema ele pediu um tempo para revelar o sonho, e foi para sua casa contar o que tinha acontecido para os seus 3 amigos, Hananias, Misael e Azarias. Então, os 4 oraram a Deus, pedindo misericórdia.

Daniel então dormiu, e Deus lhe deu durante a noite a interpretação do sonho. Ao acordar, a primeira coisa que ele fez foi agradecer ao Senhor, oferecendo-Lhe louvores.

E por último, Daniel foi ao rei interpretar o seu sonho. Nabucodonosor ficou muito grato, e adorou a Daniel, mas ele abriu mão da glória e humildemente deu todo o mérito ao nosso Deus!

Daniel nos mostrou exatamente como deve ser a vida de um servo de Deus. Passamos todos os dias por inumeras dificuldades, mas sempre tentamos resolver tudo sozinhos antes de recorrer a Deus. Quando recebemos uma resposta de oração e conquistamos algo que desejamos, dificilmente nos lembramos de agradecer ao Senhor, e quase sempre levamos os méritos e nos enchemos de orgulho pela conquista. O que Daniel nos mostra aqui são 3 passos que fazem toda a diferença no nosso relacionamento com Deus, e que quando são bem utilizados, servem de testemunho para que outras pessoas vejam a mão de Deus em nossas vidas, querendo conhecer mais sobre esse Deus tão bondoso! E você? Tem vivido uma vida seguindo esses três passos:

- Oração
- Gratidão
- Humildade, pois todo o mérito é do Senhor.

Abraços,
Rapha

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

DANIEL 1 - Coragem para ser Diferente

Escrito por: Rapha Simão
(baseado no estudo do Pr. Fabinho Carrenho)

(
Leia na bíblia antes de ler o estudo!)

Olá, pessoal do 1WAY! Após muito tempo parados, resolvi retomar esse trabalho! Peço desculpas pela ausência nesses últimos meses. Orem para que Deus me dê tempo, disciplina e sabedoria para fazer os estudos do 1 WAY!

Nesse feriado de carnaval fui com a galera da igreja para um acampamento de jovens. Todas as manhãs tivemos um momento devocional preparado pelo Pr. Fabinho Carrenho, e gostaria de compartilhar esse estudo com vocês. Trata-se do livro de Daniel, localizado no velho testamento da Bíblia Sagrada.

No capítulo 1 a Bíblia nos conta sobre o início da história de Daniel e seus amigos. Por causa do pecado do povo de Israel, Deus permitiu que Nabucodonosor, Rei da Babilônia, invadisse Israel e tomasse a cidade de Jerusalém. Ele roubou tudo e ordenou que o trouxessem jovens israelitas da família real e da nobreza, sem defeitos físicos, cultos, inteligentes, de boa aparência, que dominassem os vários campos do conhecimento e que fossem capazes de servi-lo. Entre esses jovens estavam Daniel e seus 3 amigos: Hananias, Azarias e Misael. Logo que eles chegaram, receberam novos nomes pagãos. A babilônia era o maior império do mundo. Porém, nesse império havia muita apostasia, mundanismo, infidelidade, desobediência e guerras.

O Rei mandou servir-lhes as melhores comidas e bebidas do reino. No entanto, Daniel e seus amigos não queriam se tornar impuros com a comida do rei, e por isso pediram para ser alimentados apenas com vegetais e água. Após 10 dias de testes, eles foram avaliados e estavam muito mais saudáveis do que os que estavam se alimentando com o alimento do rei. Dessa maneira, todos os outros passaram a comer apenas vegetais e água também.

Daniel havia sido retirado de seu povo. Provavelmente sua família deve ter sido assassinada na invasão a Jerusalém, mas mesmo assim, ele estava disposto a não se vingar e a fazer a diferença no lugar onde estava. Ao invés de ser influenciado, ele estava lá para influenciar. Ele negou o que estavam impondo, e decidiu fazer a vontade de Deus, independentemente das conseqüências.

A babilônia não devia ser muito diferente do que vivemos hoje. Nosso mundo está na perdição, e cabe a nós escolhermos se queremos fazer ou não parte dele. Reflita nessas 3 perguntas:

1. Você tem se guardado incontaminado do mundo?

2. Você é um influenciador? Você faz diferença no meio em que vive?

3. As pessoas são despertadas a conhecer a Deus através do seu testemunho?


Abraços,
Rapha Simão